O proprietário enquanto gestor e administrador da empresa

A COACH TRAZ DICAS PARA AUXILIAR EMPRESÁRIOS A EQUILIBRAR SUAS FUNÇÕES E OBTER ÊXITO NOS NEGÓCIOS

Ser proprietário, gerir, administrar e gerenciar os negócios: são muitas as responsabilidades de um empresário para conciliar todos estes papeis e alcançar bons resultados. Confira uma entrevista com a coach Tatiana Sperendio sobre como equilibrar todas estas atividades e alcançar o sucesso!

 

NPF: Qual a diferença entre ser dono e ser gestor de uma empresa?

Tatiana: O principal papel do dono de uma empresa é definir o planejamento a curto, médio e longo prazo, direcionando as estratégias comerciais, financeiras e operacionais de toda a organização. Já ao gestor cabe a função de acompanhar, mensurar e validar as ações, analisando se os resultados estão sendo correspondidos em relação às necessidades da empresa.

 

NPF: De que maneira o empresário pode conciliar estas duas funções?

Tatiana: Fazendo um levantamento do histórico referente ao faturamento dos anos anteriores e uma projeção de crescimento para o ano vigente. Ele deve definir quais serão as medidas relacionadas aos departamentos de vendas, compras, estoque, contas a pagar e a receber, o valor do capital de giro e investimento disponível para inovação, desenvolvimento e treinamento da equipe. É interessante ainda fazer reuniões periódicas para avaliar os números e alinhar as estratégias de forma a manter ou ajustá-las.

 

NPF: Quais as dificuldades mais recorrentes do proprietário para administrar e otimizar seus negócios?

Tatiana: Desenhar de forma objetiva a visão de como gostaria que suas empresas estivessem em 5 e 10 anos e quais práticas definir para alcançar este objetivo, sempre compartilhando com seus colaboradores a visão, valores e objetivos da empresa.

 

NPF: Que fatores são determinantes para o sucesso de uma empresa e qual a responsabilidade do gestor/dono neste processo?

Tatiana: Ter comunicação clara e objetiva de quais procedimentos e rotinas devem ser executados e acompanhá-los até atingir as expectativas do dono, do gestor e de seus funcionários e clientes.

 

NPF: Como a orientação de um coach pode ajudar o empresário nestas questões?

Tatiana: A principal função do coach é identificar a situação atual e compreender como a empresa e o empresário definem e acompanham seus objetivos. A partir destas informações, ele desenvolve planos e processos para atingir a meta desejada.

 

NPF: De que maneira a vida pessoal do empresário pode influenciar em sua vida profissional? Como equilibrar estes dois lados?

Tatiana: Para que o empresário consiga usufruir de uma vida agradável tanto no âmbito pessoal como profissional, a equipe deve ser qualificada e comprometida com as tarefas da empresa para que não se sinta sobrecarregado. Assim, encontrará tempo para desfrutar do lazer, hobbies e atividades com a família e amigos.

 

NPF: Deixe uma mensagem para os empresários que estão encontrando dificuldades em dividir as funções de proprietário, gestor e administrador. De que maneira ponderar todas estas atividades para alcançar êxito?

Tatiana: Identifique suas principais forças, virtudes e talentos, bem como os pontos fracos e desafios que estão te impedindo de obter satisfação. Somente através de novos conhecimentos e aprendizados, é possível mudar ações e, através do exemplo motivar a equipe, colaboradores, familiares e consequentemente, impulsionar e otimizar os resultados.